“1908 – Um Brasil em Exposição”, uma mostra apresentada pela CAIXA Cultural Brasília, que revela detalhes da exposição que foi termômetro da globalização do país há mais de um século. O evento está aberto para visitação desde o dia 21 de dezembro, mas segue até o dia 26 de fevereiro, ou seja, ainda dá tempo de conferir.
O evento é a memória de um tempo em que o Brasil fazia crescer sua imagem no cenário internacional. As grandes exposições nacionais tinham no início do século XX, um grau de importância similar ao dos grandes eventos mundiais de hoje, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
A exposição Nacional do ano de 1908, realizada na Praia Vermelha, no bairro da Urca, Rio de Janeiro, foi promovida pelo Governo Federal, para celebrar o centenário do início da abertura dos portos brasileiros às transações marítimas internacionais. O grande evento provocou um amplo inventário da economia, da cultura e da história do país. Onde apresentou também a nova Capital da República (o Rio) a diversas autoridades nacionais, que a visitaram, revelando o Brasil aos próprios brasileiros.
A mostra tem entrada franca e acontece na Galeria Principal da CAIXA Cultural Brasília. A visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 21h.
Por Carolina Alves
Fonte: CAIXA Cultural Brasília
Foto: divulgação
0 comentários:
Postar um comentário