Está em cartaz no CCBB, desde o último dia 7, a exposição “Flávio de Carvalho: A Revolução Modernista no Brasil”, que reúne várias facetas de um dos precursores do movimento modernista em nosso país. Arquiteto, engenheiro, desenhista e escultor, Flávio tumultuou o cenário artístico do país nas décadas de 1930 a 1950.
A mostra conta com 60 retratos feitos por Flávio de Carvalho, além de uma réplica do Clube dos Artistas Modernos (CAM), que foi criado um dia antes da Sociedade Pró-Arte Moderna (Spam), de Lasar Segall, em 24 de novembro de 1932.
A sala multiuso do CCBB vai reproduzir o bar, o palco do Teatro da Experiência e o piano do CAM, e o público poderá conferir, ainda, o original do famoso traje de verão “New Look”, criado por Flávio para o homem que mora em países com clima tropical.
Flávio de Carvalho
Flávio de Carvalho (1899-1973) era carioca radicado em São Paulo. Filho de família rica, aos 12 anos foi para a França estudar. Ingressou na Universidade de Durham, na cidade de Newcastle, Inglaterra, para cursar arquitetura e artes, retornando ao Brasil somente em 1924.
A exposição segue até o dia 29 de abril, com visitação de terça a domingo, das 9h às 21h.
Por Carolina Alves
Foto: divulgação
0 comentários:
Postar um comentário