BANNER

PROPAGANDA

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mostra de Cinema Japonês no CCBB


Está em cartaz no CCBB a Mostra de Cinema Japonês: Superando Grandes Calamidades. As exibições começaram no último dia 13 e segue até o próximo domingo (18). A mostra de cinco filmes trata da superação de catástrofes do povo japonês, como a bomba atômica de Hiroshima e Nagazaki.

O evento acontece um ano após o desastre de Fukushima, retratado por “Hula Girls de Fukushima”, que fala da realidade de um grupo de dança da região que usou a arte para superar a tragédia.

A entrada é franca e as senhas serão distribuídas 1h antes do início da sessão.


Programação:

•    14 de março - quarta
18h30: A Ilha do Cãozinho Rock (123 min.)
20h50: Éclair – Uma Jornada Errante (107 min. - LIVRE)

•    15 de março - quinta
18h: Viajando com Haru (134 min. - LIVRE)
20h30: Quarteto! (118 min. - LIVRE)

•    16 de março - sexta
16h20: Éclair – Uma Jornada Errante (107 min. - LIVRE)
18h30: Hula Girls de Fukushima (102 min. - LIVRE)
20h30: Viajando com Haru (134 min. - LIVRE)

•    17 de março - sábado
16h: A Ilha do Cãozinho Rock (123 min. - LIVRE)
18h20: Quarteto! (118 min. - LIVRE)
20h40: Hula Girls de Fukushima (102 min. - LIVRE)

•    18 de março - domingo
16h: Éclair – Uma Jornada Errante (107 min. - LIVRE)
18h10: Viajando com Haru (134 min. - LIVRE)
20h40: A Ilha do Cãozinho Rock (123 min. - LIVRE)

Sinopses dos filmes:


A Ilha do Cãozinho Rock (Rokku: Wanko no Shima)
2011 | 123 min
 
A cerca de seis horas e meia de navio, saindo de Tokyo, localiza-se Miyakejima, uma pequena ilha no Pacífico também conhecida como a Ilha do Vulcão, pelo fato de passar por sucessivas erupções que se repetem a cada 20 anos. Nessa ilha, vive a família de Shin, que administra uma pensão. Shin tem um cãozinho, Rock. Em um verão de 2000, uma erupção do vulcão os obriga a abandonar a ilha, mas acabam se desencontrando com o cão. Shin e sua família conseguem se refugiar em um abrigo, em Tokyo. Ainda com esperanças de reencontrar Rock, Shin visita um centro de resgate de animais e acaba por encontrar o cão. O abrigo, porém, não admite a convivência com animais, obrigando Shin a tomar uma grande decisão.
Direção: Isamu Nakae
Elenco: Ryota Sato, Kumiko Aso, Ryonosuke Hashino

Éclair - Uma Jornada Errante (Ekureru/Okashi Horoki)
2011 | 107 min.
Em 1942, Akio foge do orfanato, mas é detido ao furtar confeitos. O delegado Toyama, ao vê-lo faminto, oferece-lhe um pão doce. Naquele momento, Akio teve uma sensação inigualável, ao saborear um doce. Akio é, então, encaminhado ao reformatório, onde passa por uma rígida educação militar comandada pelo Ijuin. Nele, um dos poucos momentos de conforto era quando a educadora Yoko cantava a canção “A menina e o doce”. No ano seguinte, Akio é adotado por Fusano, surgindo então a esperança de ter uma família. Porém, tudo não passava de ilusão, pois lhe eram atribuídos apenas serviços braçais, como um mero empregado. Desiludido, ele resolve fugir de casa e ingressa num grupo de teatro itinerante, onde finalmente encontra seu refúgio. Akio, no entanto, se depara com a realidade da guerra que, consequentemente, acaba com o grupo de teatro e com as pessoas que mais ama, Yoko e Toyama. Terminada a guerra, Akio passa a viver de forma reclusa, sem se esquecer daqueles que o salvaram: a bondade das pessoas e a magia dos doces.
Direção: Akio Kondo
Elenco: Hajime yoshii, Saori, Kenichi Endo, Keiko Takahashi


Hula Girls de Fukushima (Ganbappe Huragaru)
2011 | 102 min.
Após o terremoto de 11 de março, que atingiu a cidade de Iwaki, na província de Fukushima, passados 46 anos após a sua inauguração, o Spa Resort Hawaians, que já fora uma das principais atrações turísticas da região, conhecida também como o Havaí do nordeste japonês, volta a realizar uma caravana com as dançarinas de hula pelo Japão. Esse resort fora inaugurado numa época em que a política energética do país passara a empregar o petróleo, e não mais o carvão mineral. Mesmo com a estagnação enfrentada pela cidade, que vivia exclusivamente da mineração, os habitantes conseguem revitalizá-la, movidos pela motivação de que “aqueles que trabalham na montanha superam as adversidades unidos”. E o resort, mesmo concedendo parte das instalações para os desabrigados, retoma suas atividades, promovendo a caravana das dançarinas, mas com o sentimento de união ainda maior, alterando o slogan ”Uma montanha, uma Família” para “Um país, uma Família”. As dançarinas de hula dão um passo maior para a reconstrução da região, promovendo a união no país.
Direção: Masaki Kobayashi
Elenco: Yukari Maruhia, Alex Yuji, Kazuhiko Kojndo, Kareinani Hayakawa


Quarteto! (Quartet!)
2011 | 118 min.
Kai, uma estudante e promissora violinista, vive na cidade de Urayasu, em Chiba. Sua professora de música, Chihiro, a orientava ”Encontre logo a sua sonoridade!”. Mas Kai não compreendia o verdadeiro significado dessa frase, por mais que sua cabeça estivesse concentrada na música, e embora ela viesse de uma família de músicos, na qual seu pai era pianista, sua mãe uma celista e sua irmã, Misaki, uma flautista que trocou a música pela rebeldia. Seus pais se casaram jovens, enquanto cursavam a faculdade de música, desistindo da carreira musical para priorizar o sustento da família. Só que o pai havia sido afastado do trabalho devido a uma reestruturação na empresa, e a mãe acaba trabalhando no mercado de pescados. Abalado, o pai não conseguia estruturar os laços da família. Certo dia, ao voltar da escola, Kai notou alguém tocando piano. Era seu pai, com um olhar triste diante de uma antiga foto da família, dos tempos em que a felicidade fazia parte de seu dia a dia. E, naquele momento, ao perceber que a música era a única forma de reunir os laços da família, ela toma uma decisão: montar um quarteto. Terá a família estrutura tal?
Direção: Junichi Mimura
Elenco: Mahiro Takasugi, Shigeki Hosokawa, Mayu Tsuruta, Ayame Goriki


Viajando com Haru (Haru tono tabi)
2009 | 134 min.
Na cidade de Mashike, em Hokkaido, onde a principal atividade da região é a pesca de arenque, vivem, numa humilde casa, Tadao, um velho pescador, e sua neta Haru. Desde que perdera sua mãe, Haru tem trabalhado como copeira de uma escola da região para sustentar seu avô. Certo dia, porém, ela é surpreendida com o fechamento da escola. Para não ter que abandonar seu avô, que tem problemas na perna, Haru inicia uma jornada em busca de seus irmãos. Ela espera que algum deles possa acolhê-los. Shigeo, o irmão mais velho, reside numa mansão em Kesennuma, Ikuo; o irmão mais novo foi sentenciado por uma pena cometida por outro; Shigeko administra um hotel tradicional em Naruko; enquanto Michio enfrenta dificuldades em seus negócios imobiliários em Sendai. Ao reencontrá-los, porém, depara-se com a realidade: os problemas que poderiam ser ocasionados, sobretudo devido à situação de cada família, geram conflitos resultantes do sentimento de amor e ódio entre eles. Diante desses conturbados encontros de família, Haru decide reencontrar seu pai, e junto com Tadao, parte rumo a Hokkaido, onde seu pai vive com a atual esposa em uma fazenda.
Direção: Masahiro Kobayashi
Elenco: Tstsuya Nakadai, Eri Tokunaga, Hideji Otaki, Kin Sugai, Akira Emoto, Teruyuki Kagawa


Por Carolina Alves
Foto: Divulgação
Fonte: Nippo Brasília





0 comentários:

Postar um comentário